Site

com pagamento seguro

Casa da Moldura 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta 09:00 às 18:00

Sábado 09:00 às 14:00

©2019 by Casa da Moldura - Cristiano Angelo

Juarez Machado - Gravura assinada

Gravura assinada de Juarez Machado. Dimensões: 50cm x 70cm

  • Juarez Machado

    Juarez Machado (Joinville, Santa Catarina, 1941). Pintor, cenógrafo, decorador, escultor, desenhista, jornalista, ator, escritor, mímico, caricaturista, ilustrador e cartunista.

    Estuda na Escola de Música e Belas Artes do Paraná entre 1961 e 1965. Seu contato com a arte começa já na infância, sofrendo influências por parte de seu pai, um caixeiro-viajante colecionador e artista. Ainda como estudante de artes, viaja para Salvador e Porto Alegre, travando contato com as obras de Mário Cravo e Francisco Stockinger. Dedica-se também ao ensino de arte, coordenando grupos de criatividade com crianças e adolescentes.

    Ao pintar uma figura, Juarez Machado o faz pelo processo de introduzir o espectador no ambiente e no tempo da personagem – isto é, cria um cenário que evidencia a sua maneira de ser e estar – iniciando-nos nos seus mistérios. O cuidado construtivo faz com que arquiteture o espaço, organizando os volumes de forma que curvas, ângulos e diagonais se harmonizem ou se contraponham de forma violenta, acentuando a expressão plástica. Tal processo criativo remete-nos à fase azul de Picasso que, também, mediante o processo de expressão lírica, cria mais ´tipos´ do que retratos. Ele faz contrastar fortemente as zonas de luz, mesmo quando joga com a monocromia das cores. Frequentemente cria, porém, um universo policrômico muito especial que, no fundo, é a recriação imperturbável deste mundo feérico que a TV coloca diante de nossos olhos, tentando transformar ilusoriamente nosso cinzento cotidiano, num jogo de faz-de-conta, fantástico e perene. Juarez sabe dosar a leveza, o romantismo e a profundidade de um Busch, com os dons de prestidigitador de um Machado.Juarez Machado (Joinville, Santa Catarina, 1941). Pintor, cenógrafo, decorador, escultor, desenhista, jornalista, ator, escritor, mímico, caricaturista, ilustrador e cartunista.Estuda na Escola de Música e Belas Artes do Paraná entre 1961 e 1965. Seu contato com a arte começa já na infância, sofrendo influências por parte de seu pai, um caixeiro-viajante colecionador e artista. Ainda como estudante de artes, viaja para Salvador e Porto Alegre, travando contato com as obras de Mário Cravo e Francisco Stockinger. Dedica-se também ao ensino de arte, coordenando grupos de criatividade com crianças e adolescentes.Ao pintar uma figura, Juarez Machado o faz pelo processo de introduzir o espectador no ambiente e no tempo da personagem – isto é, cria um cenário que evidencia a sua maneira de ser e estar – iniciando-nos nos seus mistérios. O cuidado construtivo faz com que arquiteture o espaço, organizando os volumes de forma que curvas, ângulos e diagonais se harmonizem ou se contraponham de forma violenta, acentuando a expressão plástica. Tal processo criativo remete-nos à fase azul de Picasso que, também, mediante o processo de expressão lírica, cria mais ´tipos´ do que retratos. Ele faz contrastar fortemente as zonas de luz, mesmo quando joga com a monocromia das cores. Frequentemente cria, porém, um universo policrômico muito especial que, no fundo, é a recriação imperturbável deste mundo feérico que a TV coloca diante de nossos olhos, tentando transformar ilusoriamente nosso cinzento cotidiano, num jogo de faz-de-conta, fantástico e perene. Juarez sabe dosar a leveza, o romantismo e a profundidade de um Busch, com os dons de prestidigitador de um Machado.

R$ 1.000,00Preço